Subscribe:

Ads 468x60px

Sample Text

Social Icons

A Raiz do Samba Headline Animator

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Carnaval 2013



Nenê de Vila Matilde falará sobre igualdade no Carnaval de 2013


<{$item.clean_title}>

Heróis da Revolta dos Búzios




O Carnaval 2013 de Nenê de Vila Matilde terá como enredo a igualdade. O tema foi definido pela Comissão de Carnaval da escola de Samba, que luta pelo 12º título do Carnaval de São Paulo, e terá entre os parceiros o Governo do Estado da Bahia e a banda Olodum.

O ponto de partida do enredo será a Revolta dos Búzios, também conhecida popularmente como Conjuração Baiana, movimento popular que lutou pela emancipação da colônia e pela abolição da escravatura em 1798, e que foi liderado por quatro mártires negros. O acontecimento histórico escolhido foi o tema do Novembro Negro 2012, campanha estadual do governo da Bahia, realizada através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) durante o mês da consciência negra.

 “Para o Governo da Bahia, em nome do governador Jacques Wagner, e para mim em particular, é uma satisfação muito grande saber que uma instituição tão importante como a Nenê de Vila Matilde irá falar sobre esse tema no Carnaval de São Paulo, que tem alcance nacional e internacional. Com certeza, será um grande apoio para nossa luta por igualdade de oportunidade a todos”, comenta o secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Elias Sampaio.

O anúncio do enredo foi feito oficialmente pelo presidente da Nenê de Vila Matilde, Rinaldo Andrade. “Estamos em um momento especial, crescendo a cada dia. Vamos precisar da união de todos para levar esse tema à avenida com muita alegria para lutarmos pelo título novamente”, afirma.

O secretário da Sepromi, Elias Sampaio, lembra que a Revolta dos Búzios foi a primeira grande manifestação popular do Brasil. “Aquela foi uma luta de negros, brancos, pardos, índios, enfim, de todos que queriam oportunidades melhores para a população. Para nós baianos representa muita coisa. Nos espelhamos até hoje nos ideais daquela manifestação para o nosso trabalho”.

Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga, Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento são os nomes dos heróis da maior revolução política e social da história do Brasil. A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou em 2011 a Lei 12.391, de autoria do deputado federal Luiz Alberto, que determina a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta dos Búzios no Livro de Aço dos Heróis Nacionais. Foram os primeiros brasileiros nascidos na Bahia que receberam esta honraria.


Fonte: Com informações: Assessoria de Comunicação / Nenê de Vila Matilde

0 comentários:

Postar um comentário